domingo, 30 de novembro de 2014

Um choque

Hidrocefalia e holoprosencefalia lobar. Possíveis prognósticos. Eu não sabia o que era pior.

Comecei a pesquisar na internet o que era cada um desses a fundo, pois conhecia apenas de nome citado na escola.

Ver aquele bebezinho tão pequenino com uma "mancha de água" tão grande na cabeça me deixou no fundo do poço, por já ter caso de hidrocefalia na família eu pus na cabeça que era hidrocefalia. A médica pesquisou e sondou qualquer hemorragia, local comprimido ou danificado por toda coluna vertebral, caso houvesse um motivo para o acumulo de líquido. Estava tudo normal. Então ela estava apostando mais que seria a holoprosencefalia lobar.

Como toda mãe, vim para a internet é claro!! Imagens horripilantes de bebês super deformados, lábios leporino, o cérebro tomado por água, o retardo mental seria certo, isso se não viesse a óbito com algum tempo de vida.
Eu já estava imaginando vivendo no hospital para ver minha filha desfalecer aos poucos. Houve momento que eu pedi para que caso fosse para ser assim, que ela morresse antes de nascer, pois não sabia se aguentaria o sofrimento de vê-la morrendo aos poucos.

Os sonhos de enfeitar uma menina de roupas, penteados, maquiagens e unhas estavam cada vez mais caindo no abismo. O abismo da incerteza do que viria acontecer.

A próxima ultrassom me deu uma animada. O que antes era um grande espaço ocupado por água, agora que ela cresceu mais, ficou mais discreto.

Nota-se que antes tomava uma boa parte da cabeça e agora, com 38 semanas, estava mais discreto, não havia acumulo de água, somente a ausência do septo pelúcido.
Isto não facilitou o prognostico, nenhum médico quis arriscar e eu viva no "pode acontecer tudo e pode acontecer nada". Apesar da aflição, até agora eu achei que foi o melhor prognostico que poderia ouvir. Minha vida oscilou sobre vendo ela normal e vendo ela deformada e morrendo.
Como vi muitas aberrações na internet, nas ultrassons eu sempre pedia para olhar as mãos (Síndrome de Quervain), boca (lábios leporino), pernas (alguma má formação), sempre pesquisando todas as partes para agregar ao prognostico, mas não houve nada. Apenas o septo maldito que não formou!!! 

0 comentários:

Postar um comentário